DestaqueSenado Federal

Comissão de juristas apresenta anteprojeto de lei do processo estrutural em audiência pública na sexta-feira às 10h.





Audiência pública sobre anteprojeto de lei do processo estrutural

A comissão de juristas responsável pelo anteprojeto de lei do processo estrutural fará na sexta-feira (23) mais uma audiência pública para a apresentação do texto e debate de sugestões. Será a terceira audiência da semana, já que outros dois debates estão marcados para quinta-feira (22). A reunião da sexta-feira está marcada para as 10h.

Chama-se de estrutural o tipo de processo judicial pelo qual se pretende reorganizar uma estrutura pública ou privada cujo funcionamento está na raiz da demanda na Justiça. O processo estrutural não tem previsão em lei e, diferentemente dos litígios tradicionais, nos quais uma única decisão judicial resolve a questão, é preciso resolver também o problema estrutural que gerou a demanda.

A lista de convidados para as audiências foi sugerida pelo presidente da comissão, o ex-procurador-geral da República Augusto Aras. Um dos convidados para a audiência é o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Augusto César Leite de Carvalho. Também foram convidados representantes dos seguintes órgãos e instituições:

  • Centro de Estudos Avançados de Processo (Ceapro)
  • Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP)
  • Grupo de Pesquisas Fundamentos do Processo Civil Contemporâneo – Universidade Mackenzie
  • Ministério Público Federal
  • Núcleo de Processos Estruturais Complexos do STF
  • Advocacia-Geral da União
  • Colégio Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados (Conpeg)
  • Grupo de Pesquisa Processo Civil, Acesso à Justiça e Tutela dos Direitos (UnB/CNPq)
  • Associação Brasiliense de Processo Civil (ABPC)

Comissão

Instituída pelo Senado em ato do presidente Rodrigo Pacheco (APR 3/2024), a comissão conta com 15 integrantes, entre magistrados, membros do Ministério Público, advogados e professores.

O vice-presidente do colegiado é o ministro Ribeiro Dantas, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e o relator é o desembargador Edilson Vitorelli, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 6ª Região.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo