Câmara dos DeputadosDestaque

Comissão de Finanças aprova projeto que permite órgãos aderirem ao Sistema de Registro de Preços das estatais vinculadas, medida visa clareza na Lei.







Projeto de Lei sobre Sistema de Registro de Preços é aprovado na Comissão de Finanças e Tributação

19/08/2024 – 14:26

Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

Laura Carneiro recomendou a aprovação da proposta

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou projeto que permite aos órgãos da administração direta aderir ao Sistema de Registro de Preços (SRP) das estatais vinculadas. A medida visa deixar mais clara a redação da Lei de Responsabilidade das Estatais.

Segundo o deputado Dr. Daniel Soranz (PSD-RJ), autor do Projeto de Lei 2225/23, hoje há uma discussão jurídica sobre se a administração direta, como os ministérios e as secretarias de estado ou munícipio, pode ou não aderir ao SRP realizado pelas suas estatais.

O SRP é um tipo de compra pública com entregas parceladas, muito utilizada para produtos de consumo frequente. A relatora do projeto, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), recomendou a aprovação do texto. Segundo ela, as medidas aprimoram o SRP.

“A extensão do Sistema de Registro de Preços aos órgãos da administração pública é não apenas justa como também lógica”, disse Laura Carneiro.

Lei de Licitações
O texto aprovado também altera a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos para permitir a prorrogação da ata de registro de preços (ARP) por até quatro vezes, com a possibilidade de alteração quantitativa e reajuste do preço.

Hoje, o prazo de vigência da ata é de um ano, sendo permitida apenas uma prorrogação por igual período, e sem mudança na quantidade de itens a serem contratados.

Próximos passos
O projeto será analisado agora, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Natalia Doederlein


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo