Comissão de Educação debate implementação da educação escolar quilombola em audiência pública nesta quarta-feira (21) às 14h.

A Comissão de Educação (CE) vai realizar uma audiência pública sobre a implementação da educação escolar quilombola na quarta-feira (21), a partir das 14h. O requerimento (REQ 71/2024 – CE) foi apresentado pela senadora Teresa Leitão (PT-PE).
Em seu requerimento, a senadora ressaltou a importância de avançar na legislação e normas que regem a educação escolar quilombola, com a participação ativa do movimento negro quilombola, visando preservar a cultura e sustentabilidade dos territórios tradicionais.
Teresa Leitão destacou a necessidade de uma pedagogia própria para a educação quilombola, respeitando a diversidade cultural e a formação específica dos professores, ao mesmo tempo em que segue os princípios constitucionais da Educação Básica e a base nacional comum. Essas diretrizes estão previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação em Escolas Quilombolas.
A senadora também mencionou a Política Nacional lançada pelo Ministério da Educação (MEC) para fortalecer a educação quilombola, envolvendo diferentes esferas federativas e movimentos como a Escola Nacional de Formação de Meninas Quilombolas e o Coletivo de Educação da Conaq.
“);
Como participarO evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que serão respondidos ao vivo por senadores e debatedores. O Senado oferece uma declaração de participação, útil para atividades complementares em cursos universitários. O Portal e‑Cidadania também é um canal para opinar sobre projetos em tramitação no Senado e sugerir novas leis. |