Alerta de Risco de Incêndio em 16 Regiões de São Paulo: Defesa Civil emite recomendações para prevenção e qualidade do ar preocupante.

De acordo com os especialistas da Defesa Civil, a umidade relativa do ar nessas regiões poderá atingir níveis críticos nos próximos dias, com previsão de valores abaixo de 20%. A exceção fica por conta do Litoral Paulista, que deve manter a umidade em patamares mais elevados. O calor intenso também é um agravante, com temperaturas que podem chegar a 36°C em cidades como Ribeirão Preto e Araçatuba.
Diante desse cenário preocupante, a Defesa Civil faz um apelo à população para que adote medidas preventivas contra incêndios florestais, como evitar soltar balões, não acender fogueiras próximas a áreas verdes, e não utilizar fogo para queimar lixo ou limpar terrenos. A construção e manutenção de aceiros limpos em propriedades rurais também é recomendada como forma de evitar a propagação do fogo.
Para se manter informado sobre a situação e sobre possíveis alertas, a Defesa Civil orienta que os cidadãos cadastrem seus números de celular enviando um SMS com o CEP para o número 40199.
Em relação à qualidade do ar, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) alerta que a presença de uma massa de ar seco e estável no estado pode ocasionar a piora da qualidade do ar, com previsão de índices moderados a ruins em diversas regiões do estado. Apenas a área monitorada em Santos apresenta qualidade do ar considerada boa, enquanto outras 20 regiões enfrentam níveis ruins e quatro regiões, incluindo a Cidade Universitária da Universidade de São Paulo e Cubatão, estão classificadas com qualidade do ar muito ruim.
Diante desse quadro, é fundamental que a população esteja atenta e adote medidas de prevenção, contribuindo assim para evitar maiores danos ambientais e proteger a biodiversidade do estado de São Paulo.