DestaqueUOL

Superlua azul iluminará o céu nesta segunda-feira, prometendo um espetáculo único e brilhante para os observadores estrelados.

Nesta segunda-feira (19), os amantes da astronomia terão a oportunidade de vislumbrar um espetáculo celestial: a superlua azul. Se o céu colaborar e estiver limpo, sem nuvens, a Lua cheia poderá ser observada de domingo até a manhã de quarta-feira (21).

A superlua ocorre quando nosso satélite natural está no ponto mais próximo da Terra, chamado de perigeu, possibilitando que seja vista em toda a sua plenitude. Essas luas cheias recebem o nome de superluas por parecerem as maiores e mais brilhantes do ano.

O termo Lua azul é utilizado quando ocorre duas vezes uma Lua cheia no mesmo mês. Quando a Lua cheia surge no início de um mês, é possível completar o ciclo lunar e ter outra Lua cheia no mesmo mês.

No entanto, o fenômeno da Lua azul desta vez é sazonal, ocorrendo quatro vezes em uma única estação do ano, ao invés das três esperadas para cada estação.

Segundo um artigo de Gordon Johnston, membro aposentado da Nasa, a superlua desta segunda-feira, mesmo não parecendo realmente azul por ser a terceira Lua cheia da estação, será considerada uma Lua azul de qualquer forma. O termo “blue moon” (Lua azul, em inglês) surgiu pela primeira vez em 1528.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo