
Papa Francisco: “Pena de morte não é solução para violência”
No prefácio de um livro que será lançado na Itália, o Papa Francisco fez uma declaração contundente sobre a pena de morte, afirmando que não é uma solução para a violência contra pessoas inocentes. O líder da Igreja Católica participou da obra “Um cristão no corredor da morte. Meu compromisso ao lado dos condenados”, escrita por Dale Racinella e que será lançada no dia 27 de agosto.
O Santo Padre ressaltou que as execuções capitais não proporcionam justiça e apenas alimentam um sentimento de vingança que se torna um veneno perigoso para as sociedades civis. Segundo ele, a pena de morte não é a solução para a violência, especialmente quando envolve pessoas inocentes.
“A pena de morte não é de forma alguma a solução para a violência que pode afetar pessoas inocentes. As execuções capitais, longe de proporcionarem justiça, alimentam um sentimento de vingança que se transforma em um veneno perigoso para o corpo das nossas sociedades civis”, escreveu o Papa Francisco.
Com essa declaração, o sumo pontífice reforça a posição da Igreja Católica contra a pena de morte e a favor da defesa da vida, independentemente das circunstâncias. A mensagem do Papa ressoa em um momento em que o debate sobre a pena de morte está cada vez mais presente nas discussões ao redor do mundo.