DestaqueUOL

EUA busca novo acordo na Faixa de Gaza em meio a rejeição do Hamas às imposições de Washington, afirma secretário Blinken.







Visita de Antony Blinken a Israel

Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, chega a Israel para impulsionar acordo na Faixa de Gaza

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, desembarcou em Israel no domingo (18) com o objetivo de impulsionar um novo acordo na Faixa de Gaza, em um momento de impasse nas negociações com o Hamas, que rejeita as condições impostas por Washington.

Essa visita marca a nona viagem de Blinken ao Oriente Médio desde o início do conflito, há mais de dez meses, desencadeado por um ataque do Hamas no sul de Israel em 7 de outubro do ano passado.

O encontro entre Blinken e os dirigentes israelenses está agendado para segunda-feira (19), antes das negociações para um acordo de trégua entre Israel e Hamas serem retomadas no Cairo, capital do Egito, ao longo da semana.

Os mediadores dos EUA, Catar e Egito estão otimistas com o progresso das tratativas, após uma primeira rodada de negociações em Doha. O presidente Joe Biden afirmou na sexta-feira que um acordo estava mais próximo do que nunca.

No entanto, o Hamas já deixou claro que não aceitará as novas condições propostas. Sami Abu Zhuri, membro do gabinete político do grupo, declarou que considerar um acordo iminente é uma ilusão e criticou as supostas imposições dos EUA.

“Não estamos diante de um acordo ou de negociações reais, mas sim da imposição de regras americanas”, afirmou Zhuri.

Antes de iniciar sua viagem a Tel Aviv, o gabinete do primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, destacou a importância de uma forte pressão sobre o Hamas para avançar nas negociações.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo