DestaqueUOL

CNU: Candidatos iniciam prova inédita em busca de vagas no serviço público federal em concurso unificado no país.




Prova do Concurso CNU

Prova do Concurso CNU Acontece em Todo o País

No último domingo, candidatos ao Concurso Nacional Unificado (CNU) deram início às provas em diversas cidades do Brasil. O clima de expectativa e ansiedade era evidente entre os participantes, que almejam uma carreira no serviço público federal.

Uma dessas candidatas é Melissa da Silva, engenheira elétrica de 45 anos, que sonha em trabalhar na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em Brasília. Essa é a primeira vez que ela se candidata a um concurso e ela elogia a unificação do processo seletivo, evitando a necessidade de se inscrever em várias provas diferentes.

O CNU, conhecido como o “Enem dos Concursos”, conta com 2,1 milhões de inscritos competindo por 6.640 vagas em 21 órgãos públicos em todo o país.

As provas foram realizadas tanto no período da manhã quanto à tarde, em 228 cidades, incluindo todas as capitais, totalizando 3.647 locais de aplicação e 72.041 salas. Este é o maior concurso desse tipo na história do Brasil.

Lucas Callegari, economista de 56 anos, que concorre ao cargo de auditor fiscal do trabalho, destacou a proposta inovadora do CNU em relação a outros concursos. “É a primeira vez que esse concurso acontece e me atraiu por ser uma proposta diferente dos outros”, afirmou.

O processo seletivo é composto por oito blocos de vagas, com cinco eixos temáticos em cada um. Os candidatos realizarão provas dissertativas, objetivas e uma redação. Os resultados estão previstos para serem divulgados em 21 de novembro, com as convocações iniciando nessa data.

A convocação dos aprovados será feita em três listas de chamada e os resultados finais devem sair até 2026, considerando a previsão de aposentadoria de cerca de 70 mil servidores.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo