
CNU: Concurso Nacional tem baixa taxa de abstenção e mais de 2 milhões de inscritos
Segundo informações da organização do Concurso Nacional Único (CNU), a taxa de abstenção ficou abaixo de concursos anteriores, como o do Banco Central. De acordo com a responsável, “a média histórica é em torno de 40%, chegando a 50% em concursos maiores”.
As provas tiveram início às 9h e foram encerradas entre as 17h30 e 19h, variando de acordo com o bloco de conhecimentos escolhido pelos candidatos e os atendimentos especiais para participantes com deficiência.
A divulgação do caderno de questões está prevista para este domingo, às 20h, no site oficial do CNU. Já o gabarito oficial preliminar será disponibilizado na terça-feira (20) e o resultado final do certame está marcado para o dia 20 de novembro.
Com mais de 2,1 milhões de inscritos, o CNU é considerado a maior seleção de servidores da história. O concurso foi realizado em 228 cidades de todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Ao todo, são ofertadas 6.640 vagas em 21 órgãos federais, sendo a primeira vez que esse formato de seleção única foi utilizado para preencher cargos no governo federal.
Inicialmente programado para 5 de maio, o concurso foi adiado para 3 de maio devido às fortes chuvas que afetaram quase 95% dos municípios gaúchos. Essa mudança na data não afetou a participação massiva dos candidatos nesta importante etapa de seleção nacional.