DestaqueUOL

Ação iniciada na primeira década do século impulsiona bom resultado das escolas municipais cearenses, inspirando outros estados no Brasil.




Artigo sobre educação no Ceará

Educação no Ceará: modelo próprio impulsiona resultados positivos nas escolas municipais

Um modelo pioneiro de material didático, capacitação de professores, premiações por desempenho e regime de colaboração entre estado e municípios têm contribuído para o sucesso das escolas cearenses, de acordo com Emanuelle Grace, da Seduc.

De acordo com Grace, o estado montou um modelo próprio de material didático a partir de 2008, unificando todos os municípios cearenses. Essa iniciativa tem sido fundamental para os bons resultados obtidos até o momento.

Além disso, os professores passam por capacitações constantes, e tanto escolas quanto alunos recebem premiações por seu desempenho. Os municípios com melhores notas ainda são beneficiados com mais repasses financeiros, o que serve como incentivo para a melhoria contínua.

“Tudo começa pelo regime de colaboração [entre estado e municípios], que está bem consolidado, com formações continuadas, desde a área técnica e pedagógica e financeira. E os municípios têm obrigação de colocar em prática”, destacou Emanuelle Grace.

Entre as obrigações dos municípios, está o compromisso em garantir a presença em sala de aula, a qualidade do ensino e a carga horária. O processo educacional vem sendo aprimorado a cada ano e se consolidando como referência para outros estados.

Para supervisionar de perto os avanços, o estado divide-se em Coordenadorias Regionais de Educação, que funcionam como mini-secretarias em diferentes regiões, acompanhando e apoiando os municípios em suas ações educacionais.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo