DestaqueUOL

Setor de tecnologia em Israel: inovação para combater mudanças climáticas e impulsionar economia cresce significativamente.




Setor de tecnologia de Israel foca em inovações sustentáveis para combater mudanças climáticas

O setor de tecnologia de Israel, responsável por quase 20% do PIB e mais de 50% das exportações do país, está cada vez mais voltado para inovações sustentáveis e no combate às mudanças climáticas.

Com um investimento de US$ 2,2 bilhões em 2022, cerca de R$ 12,2 bilhões, observou-se que a cada 6 novas startups criadas pelos israelenses, uma delas era uma climatech, voltada para soluções climáticas e ambientais.

Com grande parte de seu território possuindo clima desértico e escassez de água, as empresas de alimentação, agricultura e recursos hídricos se destacam neste cenário.

Apesar da maioria das startups estar em estágios iniciais de desenvolvimento, várias delas já possuem produtos viáveis no mercado. Um exemplo é a Remilk, que produz leite em laboratório sem a necessidade de vacas.

A empresa utiliza um processo patenteado de fermentação em leveduras para produzir uma proteína de leite idêntica à produzida por vacas, mas de forma mais sustentável.

Outro destaque é a Eco Wave, empresa que gera energia elétrica a partir da força das ondas do mar. Sua localização próxima à costa e tecnologia de sensores para retrair flutuadores em condições adversas tem sido um diferencial no setor de energias renováveis.

A conferência PlaneTech foi criada devido à relevância das climatechs em Israel, reunindo empresas, investidores e pesquisadores do setor. No entanto, a edição de 2023 foi adiada para junho devido a ataques terroristas.

Apesar de alguns obstáculos, o ecossistema de climatechs em Israel demonstra resiliência e continua a atrair investimentos estrangeiros, refletindo o comprometimento do país com a inovação sustentável.

Por: Jornalista do Portal de Notícias – Agosto, 2023


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo