DestaqueUOL

Agência Europeia alerta para o aumento da probabilidades de infecção por ebola entre viajantes entre Europa e África.

Especialistas alertam para aumento do risco de propagação do Ebola da África para a Europa

A agência europeia explicou que as conexões e as viagens frequentes entre a Europa e a África tornam praticamente inevitável o fenômeno de propagação do vírus Ebola para o continente europeu. A probabilidade de infecção para as pessoas que deixam a Europa e vão para as zonas afetadas é extremamente alta.

Para Benjamin Rossi, especialista em doenças infecciosas do hospital parisiense Robert Ballangé, a comunidade internacional precisa mostrar solidariedade e tomar medidas urgentes para conter o principal surto epidêmico na República Democrática do Congo (RDC). Ele destaca a importância de fornecer vacinas e tratamento gratuito para a RDC, além de isolar e vacinar as pessoas em risco nos países periféricos onde há casos da doença.

O Centro Europeu de Controle de Doenças (ECDC) sugere que os países europeus emitam alertas de viagem para quem visita ou retorna de áreas afetadas pelo surto de Ebola. Isso inclui a capacidade de detectar, diagnosticar e responder rapidamente a novos casos na Europa, a fim de evitar a propagação do vírus.

Necessidade de aumento da vigilância

Segundo a agência, os Estados e as autoridades de saúde devem se preparar para reforçar suas capacidades de vigilância epidêmica, realizar mais testes laboratoriais e conduzir investigações epidemiológicas de forma eficaz, além de rastrear os contatos das pessoas infectadas.

Diante do cenário de risco iminente de propagação do Ebola para a Europa, a cooperação internacional e as medidas preventivas são fundamentais para evitar uma crise de saúde pública de grandes proporções.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo