DestaqueSenado Federal

Sociedade Brasileira de Eubiose é homenageada no Senado em seu centenário por promover evolução espiritual em harmonia com leis universais




Sociedade Brasileira de Eubiose é homenageada pelo Senado

Entidade iniciática dedicada ao estudo do processo de evolução humana em harmonia com as leis universais, a Sociedade Brasileira de Eubiose (SBE) foi homenageada pelo Senado nesta sexta-feira (16) no ano de seu centenário. A sessão especial foi marcada pelos pronunciamentos de convidados que destacaram o crescimento pessoal que a Eubiose proporciona e expressaram esperança no papel espiritual do Brasil no futuro mundial.

Presidindo o evento, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), autor do requerimento de sessão especial, chamou atenção para o autoconhecimento como princípio adotado pela Eubiose, e associou a busca do sentido da vida com a busca de harmonia e consenso, que segundo ele é um dos pilares do Senado.

O Iluminismo, movimento histórico que, entre muitas outras coisas, valorizou o conhecimento científico e filosófico, tem influência tremenda em nossa sociedade até aos dias de hoje. Mais que isso, o Iluminismo moldou a sociedade em que vivemos, gerando múltiplos frutos. Instituições que trabalham questões filosóficas, como é o caso da nossa homenageada, carregam a missão de fortalecer e fomentar nossa curiosidade filosófica e nossa curiosidade científica; em resumo, contribuem para a nossa formação humanística, afastando-nos cada vez mais da escuridão.

Leonardo Faria Jefferson de Souza, presidente da SBE, relatou o surgimento da instituição, em Niterói (RJ), então chamada Dhâranâ Sociedade Mental Espiritualista e nomeada Sociedade Teosófica Brasileira entre 1928 e 1969. Ele exaltou a “grande bagagem espiritual” de Henrique José de Souza (1883-1963), fundador da sociedade, e seu objetivo de jogar “luz em tudo aquilo que o povo desconhecia e que tanto o inquietava”.

Coordenador-Geral de Ética e Política da sociedade, Fernando Leça do Nascimento lembrou a Lei 13.626, de 2018, que instituiu o Dia Nacional da Eubiose, comemorado em 10 de agosto. Ele citou autores e analistas sobre a condição do Brasil como espaço social e cultural privilegiado para se tornar um país “exemplar”.

Terezinha Bazé de Lima, membro da SBE em Brasília, destacou a aplicação na educação e na cultura dos valores da Eubiose.

— Respeito à vida, à ética, à estética, à união, à harmonia da família, à fraternidade, à justiça social, o respeito ao modo de ser do outro, de acordo com o seu nível e seu estágio de consciência, entre outros, como o mais forte (…), o amor universal.

Por fim, o assessor parlamentar Oscar Castello Branco de Luca homenageou todos os “heróis guerreiros” que antecederam os membros da SBE nos últimos 100 anos, disse esperar a “vitória da lei divina” sobre os grandes desafios que o Brasil enfrenta, e citou a previsão do fundador Henrique José de Souza:

Ele anunciava que o próximo Messias, o Cristo universal, o Maitreya Buda, o Avatar, o Supremo Instrutor do Mundo, que nome você queira dar, nasceria em terras brasileiras, onde hoje se chama Brasil, e o nosso país seria responsável pela evolução espiritual do planeta Terra.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo