DestaqueDiário do Rio

Rio adota medidas especiais de mobilidade para o Concurso Nacional Unificado neste domingo, com esquema de trânsito e transporte público.



Esquema Especial de Transporte para o Concurso Nacional Unificado no Rio de Janeiro

No próximo domingo (18/07), ocorrerá o Concurso Nacional Unificado (CNU), e o Município do Rio preparou um esquema especial de trânsito e transportes para garantir a mobilidade dos 125.518 candidatos distribuídos por 276 locais de prova na cidade.

As provas do CNU serão realizadas em dois turnos. Pela manhã, os locais de prova serão abertos às 7h30 e fechados às 8h30, com início das provas às 9h. À tarde, os portões abrirão às 13h e fecharão às 14h, com início das provas às 14h30.

Segundo a Fundação Cesgranrio, responsável pela organização do concurso, os principais pontos de concentração de candidatos serão os bairros de Bonsucesso, Maracanã, Tijuca, Centro, Botafogo e Gávea.

Haverá uma operação especial de trânsito para essas regiões, organizada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), com o apoio da Guarda Municipal. Agentes estarão presentes para orientar o tráfego de veículos e pedestres e coibir o estacionamento irregular. A operação focará em manter a fluidez nos corredores de tráfego da cidade, contando com o monitoramento do trânsito por técnicos da CET.

Para facilitar o deslocamento dos candidatos, o transporte coletivo terá um reforço. Os ônibus municipais, BRTs, VLTs, metrôs, trens, barcas, e ônibus intermunicipais terão horários ampliados, intervalos reduzidos e frota aumentada.

Esquema do transporte público

A Secretaria Municipal de Transportes informa que 60% da frota de ônibus urbanos estará disponível das 3h às 12h. A MOBI Rio, responsável pelo BRT, anunciou reforço na frota de ônibus articulados nos quatro corredores do sistema.

A MetrôRio adiantará a abertura de todas as estações para as 6h30, meia hora antes do habitual aos domingos. Os trens da SuperVia seguirão a grade horária de sábado, com mais viagens e intervalos reduzidos.

O VLT Carioca funcionará das 5h às 14h, com intervalos reduzidos nas linhas. As barcas operarão com intervalos de uma hora, e a Rodoviária do Rio espera um aumento de 10% na demanda por viagens.

Com essas medidas, o Município do Rio garante a mobilidade dos candidatos e a fluidez no trânsito durante o Concurso Nacional Unificado. As autoridades competentes estarão atentas para garantir o bom andamento do evento.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo