Agência BrasilDestaque

Onda de calor atinge várias regiões do Brasil com temperaturas podendo subir até 5º C em 2 a 3 dias, alerta Inmet.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta nesta sexta-feira (16) sobre uma intensa onda de calor que atingirá diversas regiões do Brasil até a próxima segunda-feira (19). Segundo o Inmet, a temperatura poderá subir até 5º C em um período de 2 a 3 dias, o que pode representar um risco leve à saúde da população.

Entre as regiões mais afetadas pela onda de calor estão o Norte Pioneiro Paranaense, Serrana, Oeste Catarinense, Centro-Sul Mato-grossense, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Metropolitana de Curitiba, Vale do Itajaí, Leste de Mato Grosso do Sul, Campinas, Noroeste Rio-grandense, Bauru, Piracicaba, Grande Florianópolis, entre outras.

Além disso, cidades do Sul/Sudoeste de Minas, Itapetininga, Centro Norte de Mato Grosso do Sul, Zona da Mata, Leste Rondoniense, Centro Ocidental Paranaense, Ribeirão Preto, Araçatuba, Sudeste Mato-grossense e várias outras também podem ser afetadas pelo aumento das temperaturas.

O Sistema Alerta Rio informou que no Rio de Janeiro, a previsão é de predomínio de céu claro, sem chuva e ventos fracos. Um sistema de alta pressão deixou o tempo firme na sexta-feira (16), com céu claro e temperaturas elevadas, variando de 14°C a 35,3°C.

Para os próximos dias, a previsão é de tempo estável na cidade, com céu claro e sem chuva. Entretanto, o alerta é para a queda da umidade relativa do ar, que poderá atingir entre 21% e 30% em algumas áreas da cidade, principalmente no sábado (17) à tarde, segunda-feira (19) e terça-feira (20). A população deve ficar atenta e se manter bem hidratada durante esse período.

Médicos recomendam a higienização frequente das mãos, manter o corpo hidratado, consumir frutas ricas em líquidos e evitar a exposição ao sol durante os horários de pico de calor. A atenção especial deve ser dada à hidratação de crianças, idosos e pessoas doentes, além do uso de soro fisiológico para evitar o ressecamento das mucosas. Evitar exercícios físicos entre 10h e 16h e proteger-se com chapéus e óculos escuros também são medidas importantes para enfrentar a onda de calor.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo