Nova onda de calor atinge São Paulo, elevando temperaturas acima dos 30°C e preocupando autoridades de saúde e defesa civil.






Nova onda de calor atinge São Paulo

Nova onda de calor atinge São Paulo

Após alguns dias gelados em São Paulo, uma nova onda de calor chega nesta sexta-feira (16) ao estado elevando as temperaturas para acima dos 30°C e derrubando os níveis de umidade do ar, efeitos de um bloqueio atmosférico aliado a uma massa de ar seco.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para onda de calor, com perigo potencial para a saúde da população, devido à previsão de temperaturas de 5°C acima da média por um período de dois a três dias.

O alerta vigora a partir do meio-dia desta sexta até meio-dia da próxima segunda-feira (19), podendo ser alterado para laranja e até vermelho em caso de prorrogação.

Segundo o Inmet, a área atingida pela onda de calor abrange diversos estados, incluindo São Paulo, onde o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura alerta para temperaturas acima dos 30°C durante as tardes, com baixa umidade do ar.

Temperatura fica perto dos 40°C no interior paulista

Algumas cidades do interior de São Paulo, como Presidente Prudente, Assis e São José do Rio Preto, devem enfrentar temperaturas próximas dos 40°C, com umidade do ar crítica.

A Defesa Civil estadual já emitiu alertas de risco máximo de incêndios devido à estiagem e ao tempo seco, recomendando medidas preventivas.

Fonte: Adaptado de dados do Inmet e do CGE


Sair da versão mobile