DestaqueDiário do Rio

Nova espécie de árvore frutífera, parente distante da jabuticabeira, é descoberta por pesquisadores do Jardim Botânico do Rio.

Nova espécie de árvore frutífera descoberta em Maricá

Ramo da espécie Siphoneugena carolynae, recém-descoberta por pesquisadores do Jardim Botânico do Rio — Foto: Divulgação/Inea

Uma emocionante descoberta foi feita por pesquisadores do Jardim Botânico do Rio, no Monumento Natural Municipal da Pedra de Itaocaia, em Maricá, na Região Metropolitana do Rio. Trata-se de uma nova espécie de árvore frutífera, até então desconhecida no mundo. Com sete metros de altura, a árvore, denominada Siphoneugena carolynae, é apontada como uma parente distante da famosa jabuticabeira.

O estudo, liderado por Thiago Fernandes e João Marcelo Braga, revela que a Siphoneugena carolynae é a décima terceira espécie do gênero conhecida e possui apenas um exemplar, localizado em uma unidade de conservação. Os resultados da pesquisa foram publicados na renomada revista científica Brittonia, do Jardim Botânico de Nova York.

As expedições de campo realizadas entre 2018 e 2023 no Morro Itaocaia permitiram aos pesquisadores monitorar o desenvolvimento reprodutivo da espécie, que intrigou também o naturalista inglês Charles Darwin durante sua passagem pelo Brasil. Registros indicam que Darwin se hospedou em uma fazenda onde a árvore está localizada, embora ele não tenha descrito a espécie em seus estudos sobre a biodiversidade da Mata Atlântica.

Receba notícias no WhatsApp