DestaqueSenado Federal

Jovens no G20: propostas de políticas públicas serão apresentadas em audiência no Senado.

Na próxima terça-feira (20), às 14h30, a Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado realizará uma audiência pública para discutir as propostas de políticas públicas apresentadas por representantes dos jovens nas discussões do G20. O requerimento para a audiência, REQ 44/2024-CDH, foi feito pelo senador Paulo Paim (PT-RS), presidente da comissão.

Durante a audiência, serão abordadas questões como o combate à fome, à pobreza e à desigualdade, as mudanças climáticas, a transição energética e o desenvolvimento sustentável. O Brasil, atualmente na presidência rotativa do G20, sediará a Cúpula de Líderes nos dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro, contando com a participação de 19 países-membros, além da União Africana e da União Europeia.

O senador Paulo Paim destaca a importância da audiência estar alinhada com as prioridades brasileiras no G20, incluindo o diálogo com jovens de outros países. Esses diálogos têm sido promovidos através de plataformas como a “Série Desafios”, que oferece propostas para o Youth20 (Y20), grupo responsável por discutir e sugerir políticas públicas para os integrantes do G20, facilitando a interação entre governos e organizações juvenis.

Além disso, na audiência já estão confirmadas as presenças de Felipe Paullier, subsecretário adjunto da ONU para a juventude, e representantes da Secretaria Nacional da Juventude e de entidades voltadas para inclusão e diversidade no G20.

Como participar

Para participar, os cidadãos podem enviar perguntas e comentários através do telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania. O evento será interativo, permitindo que os senadores e debatedores respondam às perguntas ao vivo. O Senado também oferece uma declaração de participação, que pode ser utilizada como hora de atividade complementar em cursos universitários. Além disso, o Portal e‑Cidadania recebe opiniões dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado e sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo