
Gilvan Junior é apoiado pelo atual prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB). Ocupou diversos cargos na gestão de Serra, mas só se filiou ao PSDB recentemente. O candidato disse que demorou para se filiar porque estava se dedicando à gestão de cargos técnicos. “Eu estava muito preocupado em resolver os problemas da cidade, e essa questão política, o prefeito Paulo Serra hoje toca muito bem, como presidente estadual do PSDB. Mas eu estava focado em resolver os problemas do cidadão de Santo André”, explicou.
O candidato afirmou que pretende manter um diálogo institucional com o governo federal, apesar das frequentes críticas feitas por ele e por Serra ao PT. “Independentemente de quem seja o governador ou o presidente e seus partidos, o prefeito tem compromisso com o cidadão andreense e com a cidade”, disse.
Propostas para Santo André
O candidato do PSDB pretende “discutir com a cidade” a implantação da tarifa zero no transporte público mas, durante a sabatina, não se comprometeu com a adoção do benefício na prática. “A partir do momento em que se parte para a tarifa zero, [é preciso saber se] esse serviço vai ser prestado 100% pelo município, se vai ser por concessionárias, por empresas. Então, essa é uma discussão que a gente vai fazer com a sociedade aqui”.
Na segurança pública, Gilvan Junior prometeu ampliar o efetivo da guarda municipal e investir em tecnologia, com o uso de câmeras de reconhecimento facial que dependeriam de parceria com o governo estadual. Consta de seu plano de governo também, em caso de vitória, a ampliação do uso de equipamentos e câmeras para identificação de veículos furtados ou roubados.
Em sondagem do Instituto Paraná Pesquisas divulgada em julho, Gilvan Junior aparece com 22,4% das intenções de voto. Ele está empatado tecnicamente, em primeiro lugar, com Bete Siraque (PT), com 15,2%, e Eduardo Leite (PSB), com 16,9%.