DestaqueUOL

Estudo destaca: Ivermectina é recomendada para tratamento de parasitas, não para “lesões” supostamente causadas por vacinas contra a Covid-19.





Conclusão do Comprova: Após uma análise detalhada, o Comprova conclui que a ivermectina não é indicada para o tratamento de “lesões” supostamente causadas por vacinas contra a covid-19. Diversas publicações falsas nas redes sociais têm propagado essa informação errônea, porém não há evidências de que os imunizantes causem esse tipo de problema no corpo humano. As reações mais comuns após a vacinação são febre e inchaço local, e não lesões graves como afirmado por essas publicações.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a ivermectina é um medicamento recomendado para o tratamento de doenças causadas por parasitas, incluindo elefantíase, lombriga, sarna, piolho, estrongiloidíase intestinal e oncocercose. No entanto, a Anvisa ressalta que as indicações para o uso da ivermectina são baseadas em estudos que comprovem sua eficácia e segurança para essas condições específicas, não havendo recomendação para outras enfermidades.

A Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora de medicamentos nos Estados Unidos, também confirma que a ivermectina é aprovada apenas para o tratamento de problemas causados por parasitas no país, alinhando-se com a posição da Anvisa.

Após contatar os responsáveis por postagens virais que propagavam informações incorretas sobre o uso da ivermectina, o Comprova não obteve resposta. No entanto, uma das postagens foi removida após o pedido de esclarecimento feito pela equipe de verificação. Essa publicação também alertava sobre os riscos do uso da ivermectina para tratamentos não recomendados oficialmente.

O Comprova enfatiza que as informações falsas são aquelas que são inventadas ou editadas para distorcer a verdade original, com o intuito de disseminar falsidades de forma deliberada.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo