DestaqueUOL

Vídeos distorcem fala de Janja sobre redes sociais e primeira-dama não defende taxação de influencers, afirma Comprova

Escândalo: Fake News distorcem falas da primeira-dama!

A verdade por trás da polêmica: Recentemente viralizaram vídeos nas redes sociais distorcendo uma fala de Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja, onde afirmam que a primeira-dama defende a taxação do dinheiro ganho por influenciadores nas plataformas digitais. No entanto, após uma investigação mais aprofundada do Comprova, foi constatado que os vídeos utilizaram trechos fora de contexto de uma entrevista concedida por Janja durante a 22ª edição da live semanal “Conversa com o Presidente”, em Brasília, no dia 19 de dezembro de 2023.

Ao analisar a entrevista na íntegra, fica claro que Janja estava ponderando sobre a necessidade de regulamentação das plataformas digitais e defendendo uma rediscussão sobre a monetização das redes sociais, e não a taxação do dinheiro ganho. Na época da entrevista, Janja havia sido vítima de um ataque hacker em sua rede social.

Nas palavras de Janja: “A gente precisa não só da regularização das redes, mas a gente precisa discutir a monetização dessas redes sociais, porque, hoje, não importa se é do bem ou do mal. Eles ganhando dinheiro está tudo bem, né? As redes sociais hoje eu falo: ‘eles estão acima de qualquer coisa, acima de regras, acima do famoso mercado’. Então, eles estão lá flanando”.

Entretanto, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) do Palácio do Planalto reiterou que o governo federal não possui projeto para taxar influenciadores, refutando assim as alegações dos vídeos viralizados.

Em resposta às acusações, a assessoria de comunicação da primeira-dama esclareceu que a fala de Janja foi retirada de contexto, e que na realidade ela estava falando sobre a responsabilização das plataformas que continuam lucrando em cima do ódio e da misoginia, especialmente após ter sido vítima de um ataque hacker no final do ano passado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo