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Toyota planeja se tornar a primeira montadora a abandonar carros movidos apenas a gasolina, focando em veículos híbridos e outras tecnologias.






Toyota pode se tornar a primeira montadora a abandonar carros movidos a gasolina

Toyota pode se tornar a primeira montadora a abandonar carros movidos a gasolina

A Toyota, uma das montadoras tradicionais mais lentas a desenvolver veículos elétricos, pode se tornar a primeira a abandonar carros movidos apenas a gasolina. Quase três décadas após o lançamento do Prius, seu pioneiro híbrido elétrico e a gasolina, a empresa está se preparando para converter a maior parte —ou talvez toda— a linha Toyota e Lexus para modelos exclusivamente híbridos, disseram dois executivos da companhia à Reuters.

O presidente da Toyota, Akio Toyoda, disse em janeiro que acreditava que a participação global de veículos elétricos chegaria a apenas 30%. A montadora japonesa, em vez disso, anuncia uma estratégia de “vários caminhos” que inclui veículos elétricos juntamente com híbridos, veículos de célula de combustível de hidrogênio, de combustíveis verdes e, potencialmente, alimentados por outras tecnologias ainda a surgir.

Essas avaliações virão com cada reformulação do modelo, se não antes. Isso inclui a revisão pendente do RAV4 para o ano modelo 2026. O SUV mais vendido dos Estados Unidos já tem variantes híbridas que respondem por cerca de metade das vendas.

Novas regras de emissões

A estratégia híbrida da montadora visa solidificar sua posição já dominante em um segmento do mercado que ganhou nova vida à medida que a demanda por veículos elétricos diminui, em parte devido aos altos preços e às dificuldades de carregamento. Os híbridos da Toyota não precisam ser carregados e alternam perfeitamente entre gasolina e energia elétrica, ou usam ambos ao mesmo tempo, dependendo das condições de direção. Seus híbridos plug-in podem ser carregados e normalmente viajam cerca de 64 km com energia de bateria, como um veículo elétrico, antes que seus motores a gasolina sejam necessários.

À medida que o país reduz os limites de poluição conforme regulamentações anunciadas em março, as vendas crescentes de híbridos da Toyota podem ajudar a montadora a economizar bilhões de dólares em multas e custos regulatórios e dão mais tempo à empresa para desenvolver veículos elétricos e outros de emissão zero. Os novos padrões de emissões entram em vigor a partir do modelo ano 2027 e vão até 2032.

Em maio, a montadora apresentou um pequeno protótipo de motor de combustão que, segundo ela, poderia um dia funcionar com biocombustíveis ou gasolina sintética de baixo carbono, além de ser combinado com sistemas de transmissão híbridos. Mas o ponto principal de reduzir o tamanho do motor, de acordo com uma das fontes, era permitir que a companhia desenvolvesse híbridos de uma maneira diferente.

De acordo com uma das duas fontes, o primeiro híbrido baseado na nova plataforma e motor provavelmente será um Corolla híbrido plug-in, que deve chegar ao mercado da China em 2026 e dos EUA em 2027.

Folha Mercado

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