Senador Magno Malta denuncia supostas irregularidades no STF e TSE: “Arbitrariedades cometidas no âmbito do Judiciário”

O senador Magno Malta (PL-ES) fez um contundente pronunciamento no Plenário na quarta-feira (15), abordando as supostas irregularidades em procedimentos envolvendo o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, conforme notícia veiculada pela Folha de S.Paulo. Malta destacou que os procedimentos e diálogos atribuídos a funcionários do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) expõem, segundo ele, “arbitrariedades cometidas no âmbito do Judiciário”, algo que parlamentares já suspeitavam.
No seu discurso, o senador enfatizou a gravidade dos áudios vazados dos assessores do ministro Alexandre de Moraes, que, em suas palavras, revelaram violações que muitos sabiam, mas que eram abafadas. Ele ressaltou que durante muito tempo alertou sobre ilegalidades e violações da Constituição brasileira, resultantes do ativismo judicial e do protagonismo do ministro Moraes.
Magno Malta apontou que diversas condenações proferidas por Moraes desrespeitam a Carta Magna, especialmente no contexto do inquérito sobre os eventos de 8 de janeiro do ano passado. O senador apresentou uma lista de sentenças que, em sua visão, foram aplicadas de forma inconstitucional.
O parlamentar fez um apelo ao Senado para que corrija eventuais equívocos do Judiciário e assegure que a Constituição seja respeitada. Ele pediu uma posição firme por parte do Senado, destacando a importância da atuação do presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco, para lidar com a situação que, segundo Malta, tem deixado a população desesperada diante dos supostos desmandos e atrocidades.
Em suas palavras finais, Magno Malta afirmou que todos os condenados, rotulados como traidores da pátria e sentenciados a penas de 14 a 17 anos, são inocentes. Para o senador, o verdadeiro traidor da pátria é aquele que desrespeita a Constituição, referindo-se diretamente ao ministro Alexandre de Moraes.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)