Senador Confúcio Moura presta homenagem aos advogados de Rondônia pelos 50 anos da OAB no estado em discurso emotivo.

O senador Confúcio Moura, do partido MDB de Rondônia, fez um discurso em homenagem aos advogados do estado, em virtude dos 50 anos de criação da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) local. Durante seu pronunciamento na quarta-feira (14), o parlamentar ressaltou a importância da OAB de Rondônia, que foi fundada em 18 de fevereiro de 1974, antes mesmo da criação e estabelecimento efetivo do estado e do funcionamento do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO).
Confúcio Moura destacou que, nos anos 1950, o estado de Rondônia era muitas vezes negligenciado e considerado distante e isolado, quase à margem do que era considerado o centro do Brasil. O senador mencionou que o Conselho Federal da OAB, sediado no Rio de Janeiro, demorou a reconhecer e atender às demandas do grupo de advogados de Porto Velho, composto por apenas 23 profissionais, que buscavam criar a seccional da OAB em Rondônia.
O senador ressaltou que o Tribunal de Justiça de Rondônia foi criado em 1982, juntamente com a fundação do estado, e teve como primeiro presidente o advogado Fouad Darwich Zacharias. Além disso, Confúcio Moura fez menção a advogados importantes para a construção de Rondônia, como Odacir Soares, Amir Lando, Pedro Origa Neto, Salma Roumiê, Sara de Souza Lima e Arquelau de Paula.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)