DestaqueUOL

Reitora da Universidade de Columbia renuncia ao cargo em meio a turbulência após protestos estudantis devido à guerra em Israel.




Renúncia da Reitora da Universidade de Columbia em Nova York

Renúncia da Reitora da Universidade de Columbia em Nova York

Por: Redação

No último dia 14, a reitora da renomada Universidade de Columbia, localizada em Nova York, surpreendeu a comunidade acadêmica ao anunciar sua renúncia ao cargo. Minouche Shafik, economista britânico-americana que ocupava o cargo desde julho de 2023, alegou o desgaste provocado por um “período de turbulência” que se seguiu aos protestos estudantis relacionados ao conflito entre Israel e Hamas.

Os protestos que tiveram início na Universidade de Columbia se espalharam por várias instituições de ensino nos Estados Unidos, todos em busca de um cessar-fogo na guerra que assola a região. Em sua carta à comunidade acadêmica, Shafik mencionou as dificuldades em lidar com opiniões divergentes dentro da universidade durante esse período conturbado.

A renúncia da reitora de uma das universidades mais prestigiadas do mundo certamente terá impactos significativos no ambiente acadêmico e social da instituição. O momento da renúncia, tão próximo do início de um novo ano letivo, deixa em aberto o desafio de encontrar um sucessor à altura e capaz de lidar com os desafios atuais e futuros da universidade.

Com a saída de Minouche Shafik, a Universidade de Columbia se vê diante de um cenário de incertezas e mudanças, que certamente irão moldar o rumo da instituição nos próximos anos.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo