DestaqueDiário do Rio

Projeto de lei propõe inclusão de jogos eletrônicos na grade curricular da rede pública municipal de ensino.




Jogos Eletrônicos na Grade Curricular da Rede Pública Municipal

Jogos Eletrônicos podem passar a integrar grade curricular da rede pública municipal

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou em 1ª discussão o Projeto de Lei 2232/2023, que prevê a inclusão dos jogos eletrônicos na grade extracurricular da rede pública municipal de ensino. De acordo com a proposta, os jogos seriam ministrados como conteúdo da disciplina de Educação Física.

Segundo o texto do projeto, os jogos eletrônicos seriam definidos como atividades desportivas educacionais realizadas por meio de plataformas digitais, envolvendo competições entre dois ou mais participantes ou equipes em modalidades desenvolvidas com recursos da tecnologia da informação e comunicação.

Além disso, o PL propõe que os jogos eletrônicos abordem elementos como corporificar os movimentos dos personagens digitais, implantar a racionalidade das dinâmicas internas dos jogos, associar as vivências corporais à educação e ao lazer dos alunos, e ressignificar os jogos como produtos culturais e de inclusão.

O vereador Victor Hugo, autor do projeto, destacou que a inclusão dos jogos eletrônicos na grade curricular visa proporcionar aos estudantes momentos de desenvolvimento através dos “e-sports”, que devem ser vistos não apenas como elementos de formação, mas também como oportunidades de inserção dos jovens em diferentes áreas de trabalho relacionadas ao universo tecnológico.

  • O projeto foi aprovado em 1ª discussão e aguarda nova votação para seguir adiante.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo