DestaqueUOL

Economia britânica cresce 0,6% no segundo trimestre de 2024, desacelerando em relação aos primeiros meses do ano, apontam dados oficiais.

A economia britânica apresenta leve desaceleração no segundo trimestre de 2024

A economia do Reino Unido registrou um crescimento de 0,6% entre os meses de abril e junho de 2024, de acordo com dados oficiais divulgados nesta quinta-feira. Esse resultado representa uma leve desaceleração em relação ao primeiro trimestre do ano, quando o Produto Interno Bruto (PIB) avançou 0,7%, encerrando a recessão do segundo semestre de 2023.

Para Liz McKeown, diretora de estatística econômica do Escritório de Estatísticas Nacionais, os últimos dois trimestres foram marcados por um forte crescimento econômico no país. No entanto, a taxa de crescimento mais moderada no segundo trimestre levanta algumas preocupações em relação à sustentabilidade dessa retomada.

Alguns analistas atribuem essa desaceleração ao aumento dos casos de Covid-19 durante o período analisado, que levou a novas restrições e impactou negativamente alguns setores da economia britânica. Além disso, a escassez de mão de obra em algumas indústrias tem sido apontada como um dos fatores que contribuíram para o menor avanço do PIB no segundo trimestre.

Apesar desse resultado menos expressivo, as perspectivas para o restante do ano ainda são positivas, com expectativas de que a economia britânica continue se recuperando gradualmente. No entanto, as autoridades econômicas e os empresários estão atentos aos possíveis impactos de eventuais novas ondas de Covid-19 e de outros desafios que possam surgir nos próximos meses.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo