
Em meio a declarações de que continuará na corrida presidencial, Joe Biden parece estar gradualmente considerando a possibilidade de desistir, de acordo com informações de um jornal. Estariam sendo discutidos detalhes como datas e locais para um possível anúncio de sua saída da disputa eleitoral.
Atrito com Obama e Pelosi
O ex-presidente Obama teria comunicado a aliados nos últimos dias que “as chances de Joe Biden para a vitória na eleição presidencial deste ano diminuíram significativamente”. A análise foi divulgada pelo jornal The Washington Post. Obama estaria defendendo que Biden considere seriamente a viabilidade de sua candidatura. Vale ressaltar que Biden foi vice-presidente durante a gestão de Obama, de 2009 a 2017.
Por sua vez, autoridades da Casa Branca acreditam que a presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, endossou um apelo feito pelo deputado Adam Schiff para que Joe Biden se retire da corrida presidencial dos Estados Unidos. Uma fonte da Casa Branca com conhecimento direto do assunto afirmou que Pelosi teria afirmado que Biden não tem condições de vencer a eleição em 5 de novembro. Schiff expressou preocupações sobre a capacidade de Biden derrotar o republicano Donald Trump após um ataque sofrido pelo ex-presidente no último sábado.
A campanha de Biden, que esperava que o incidente com Trump diminuísse as pressões por sua desistência, foi surpreendida pela declaração de Schiff, que foi o primeiro democrata a se manifestar nesse sentido.
Campanha de Biden
O desempenho de Biden tem gerado preocupações no Partido Democrata. Com problemas de voz, gagueira persistente e discursos confusos, o presidente tem deixado uma imagem oposta à de seu rival no primeiro debate presidencial. Vários democratas, ainda que anonimamente, têm sugerido que Biden abandone a corrida eleitoral, e o deputado Doggett, de 77 anos, foi o primeiro a se pronunciar publicamente sobre o assunto.