DestaqueUOL

Claudia Sheinbaum assume a presidência do México e promete continuidade aos programas sociais de López Obrador




Posse da nova presidente eleita do México

Posse da nova presidente eleita do México

“Estou muito emocionada, é um dia histórico”, disse a presidente eleita aos jornalistas. Claudia Sheinbaum, física e engenheira ambiental de 62 anos, será empossada em 1º de outubro, sucedendo Andrés Manuel López Obrador, que em 2018 se tornou o primeiro presidente de esquerda do México.

Sheinbaum assumirá a liderança do país de 127,5 milhões de habitantes e a segunda maior economia da América Latina, depois do Brasil. Sua gestão está prevista para ir até 2030, marcando um novo capítulo na história política mexicana.

A nova presidente eleita prometeu dar continuidade aos programas sociais que foram a base da popularidade de López Obrador, que detinha mais de 60% de aprovação, de acordo com pesquisas de opinião. Além disso, comprometeu-se a implementar uma reforma no Judiciário, que prevê a eleição popular de ministros e juízes, gerando controvérsias entre a oposição que afirma que a independência do poder judiciário e a justiça podem ser ameaçadas.

No ato protocolar, Sheinbaum enfatizou que, como primeira mulher presidente do México, agirá com honestidade, responsabilidade e respeito à independência dos poderes. Sua postura visa garantir a estabilidade institucional e promover uma gestão transparente e comprometida com o bem-estar da população.

yug/axm/mar/mvv/rpr


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo