DestaqueDiário do Rio

Campanha “Não finja que não me viu! Ceda o lugar!” é lançada pela Alerj para garantir prioridade nos transportes públicos.






Campanha “Não finja que não me viu! Ceda o lugar!” é lançada pela Alerj

Campanha educativa visa conscientizar sobre prioridade no transporte público

A Comissão de Assuntos da Criança e do Idoso, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), em parceria com o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado (Detro-RJ) e a Secretaria Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), lançou a campanha “Não finja que não me viu! Ceda o lugar!” nesta quarta-feira (14). O objetivo é conscientizar a população sobre a prioridade nos assentos do transporte público para grupos preferenciais, como idosos, gestantes, deficientes, obesos e pessoas com crianças de colo, conforme previsto na Lei n° 8.415/19.

Na cerimônia de lançamento, realizada no plenário do Edifício Lúcio Costa, o deputado Munir Neto (PSD) destacou que a campanha surgiu a partir da audiência pública do Julho Violeta, mês de conscientização sobre a violência contra os idosos. Segundo Munir, a iniciativa atende a denúncias sobre a violação dos direitos dos idosos no transporte público e esclarece que todos os bancos dos ônibus são preferenciais, não apenas os próximos ao motorista.

A lei fluminense complementa a legislação federal que reserva um número mínimo de assentos aos grupos preferenciais no transporte público em todo o país. O presidente do Detro-RJ, Leonardo Matias, ressaltou que a campanha busca promover o respeito e a empatia com os grupos preferenciais, incluindo a capacitação de servidores para ações educativas e parcerias com instituições educacionais.

Além disso, a campanha contou com a participação de autoridades como os deputados TH Jóias (MDB) e Carla Machado (PT), o vice-presidente do Detran-RJ, Eduardo Nunes, o subsecretário executivo de estado de Transportes e Mobilidade Urbana, Rodrigo Matos, e o subcontrolador Geral do Estado, Thiago Lage.

Para mais informações e denúncias, a população pode contatar a Ouvidoria do Detro pelos telefones: 0800-023-0007 e 0800-023-9191, ou acessar o Detro diretamente pelo número (21) 3883-4141.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo