Senador pede instalação de CPI para investigar ministro do STF e apoiadores de Bolsonaro em pronunciamento no Senado.

Na última terça-feira (13), o senador Cleitinho (Republicanos-MG) fez um importante pronunciamento que repercutiu fortemente nos corredores do Senado. O parlamentar chamou a atenção para uma matéria veiculada pelo jornal Folha de S. Paulo, que apontava que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), teria utilizado o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para investigar apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Em seu discurso, Cleitinho ressaltou a necessidade de uma investigação aprofundada sobre o caso, afirmando que o Senado não pode se omitir diante de situações como essa. O senador defendeu a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a conduta de Alexandre de Moraes e os fatos relacionados à suposta utilização do TSE para investigar apoiadores do atual presidente.
Além disso, Cleitinho declarou que pretende assinar o pedido de impeachment do ministro Moraes, destacando a recente decisão do magistrado em suspender novamente as redes sociais do senador Marcos do Val (Podemos-ES) e bloquear R$ 50 milhões de seu patrimônio. O senador também convocou os parlamentares que receberam apoio de Bolsonaro nas eleições de 2018 e 2022 a se posicionar sobre o assunto.
Diante desses acontecimentos, Cleitinho instou os colegas de Parlamento a se manifestarem em Plenário e a apoiarem a abertura da CPI da “vaza toga” ou o requerimento de impeachment de Alexandre de Moraes. Ele enfatizou a importância de os políticos que receberam apoio do presidente Bolsonaro se unirem nesse momento crucial e tomarem uma posição firme diante dos acontecimentos.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)