
A Suprema Corte Pode Impedir Donald Trump de Concorrer
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez declarações contundentes nesta quarta-feira (20) em relação à insurreição liderada por seu antecessor, Donald Trump. De acordo com Biden, não há dúvidas de que Trump apoiou a tentativa de insurreição, e agora cabe aos tribunais decidirem se isso o desqualifica para concorrer à Presidência.
Biden, que falou durante uma viagem a Wisconsin, afirmou: “É evidente. Vocês viram tudo. Se a 14ª Emenda se aplica ou não, deixaremos a decisão para o tribunal. Mas ele certamente apoiou uma insurreição. Não há dúvida sobre isso. Nenhuma. Zero. E aparentemente parece que ele está reforçando essa posição.”
Os comentários surgem após a histórica decisão da Suprema Corte do Colorado na terça-feira (19), que desqualificou Trump de servir como presidente dos Estados Unidos e o proibiu de aparecer nas cédulas das eleições primárias no Colorado. A decisão se baseia na raramente usada 14ª emenda da Constituição dos EUA, que proíbe autoridades que tenham participado de “insurreição ou rebelião” de ocupar cargos públicos.
A corte acatou o argumento de que Trump foi inelegível por insurreição, devido ao seu papel na invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021, visto como o maior ataque à democracia dos EUA na história recente.
Trump afirmou que irá recorrer da decisão à Suprema Corte dos EUA, e a decisão do Colorado está temporariamente suspensa para permitir o recurso. A campanha do ex-presidente classificou a ação como “antidemocrática”.
Embora a decisão seja válida apenas para o Colorado, se acatada pela Suprema Corte dos EUA, terá potencial para influenciar a eleição presidencial do próximo ano, pondo em risco a candidatura de Trump pelo Partido Republicano.
Além disso, a acusação de insurreição representa a principal ameaça à pré-candidatura de Trump, que poderá ser impedido de concorrer novamente. Mesmo com outras questões legais pendentes, como o fato de ser o primeiro ex-presidente indiciado por um crime na história do país, Trump enfrenta a possibilidade de ser desqualificado de forma mais ampla.
A decisão sobre o recurso que Trump deve entrar representa um novo teste para a maioria conservadora na Suprema Corte, indicada durante seu governo. Caso a Suprema Corte confirme a decisão estadual, outros estados também poderão seguir o caminho de impedir a candidatura de Trump.