DestaqueSenado Federal

Senador destaca importância da votação do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados como fundamental para reconstrução do Rio Grande do Sul.





Senador destaca importância do Projeto Propag para reconstrução do Rio Grande do Sul

O senador Paulo Paim (PT-RS), em pronunciamento nesta quarta-feira (14), destacou a importância da votação do projeto que institui o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), destinado a promover a revisão dos termos das dívidas dos estados e do Distrito Federal com a União. O PLP 121/2024, que está na pauta do Plenário, foi apresentado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, após negociações com o Ministério da Fazenda e com os governadores. O senador classificou a proposta como fundamental para a reconstrução do Rio Grande do Sul, após a catástrofe climática que atingiu o estado.

As iniciativas apresentadas até agora para ajudar o estado são, na visão do próprio governador Eduardo Leite, importantes, por todo apoio recebido. O senador ressaltou que apresentou 18 emendas ao projeto de Pacheco, todas baseadas em demandas da sociedade gaúcha e do governo estadual. Entre as propostas, ele defendeu a redução dos encargos de juros sobre a dívida e a adaptação do limite de despesas para alinhar-se ao que já existe na União.

Violência

O parlamentar chamou a atenção para a violência contra crianças e adolescentes no Brasil. Ele citou um estudo divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria com Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que apontou mais de 15 mil mortes de pessoas até 19 anos entre 2021 e 2023.

Esse estudo revela uma realidade devastadora, com uma média de 5 mil crianças e adolescentes assassinados, além de 165 mil vítimas de violência sexual nessa faixa etária. O senador também ressaltou a necessidade de ações efetivas para proteger essa população vulnerável e fez um apelo à Câmara dos Deputados para votar o PL 5.231/2020, que estabelece políticas de enfrentamento ao racismo por parte de corporações policiais.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo