MPRJ cria inteligência artificial para identificar irregularidades em candidaturas eleitorais antes das eleições municipais de 2024


O prazo para os partidos políticos oficializarem as candidaturas para as eleições municipais de 2024 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerra nesta quinta-feira (15/08). Para garantir a lisura do processo eleitoral e evitar que pessoas com pendências na Justiça se tornem candidatos, o Ministério Público do Rio de Janeiro desenvolveu uma inteligência artificial.
Essa tecnologia tem como objetivo auxiliar na identificação de irregularidades e garantir que candidatos a prefeito, vice-prefeito ou vereador não tenham condenações ou envolvimento com atividades ilícitas, como tráfico de drogas e milícia.
Segundo o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), Luciano Mattos, a inteligência artificial facilitará o trabalho dos promotores eleitorais. Ele ressalta que a ferramenta não será acessível ao público, focando exclusivamente na identificação de fraudes eleitorais e na influência de organizações criminosas no processo eleitoral.
Até o momento, já foram registradas 265 candidaturas para prefeito, 265 para vice-prefeito e 12 mil para vereadores. O MPRJ continuará aprimorando suas ações para fiscalizar possíveis irregularidades, abusos de poder econômico e político durante a campanha eleitoral.
Advertisement
