
O Concurso Unificado (CNU), também conhecido como Enem dos Concursos, será realizado no próximo domingo, 18 de agosto. A estimativa é que mais de 2,1 milhões de candidatos de todo o Brasil participem das provas.
O Ministério da Gestão da Inovação em Serviços Público, que está coordenando o certame, já liberou o cartão com o local de prova do CNU. Não é obrigatório que os inscritos levem o documento, mas o ministério recomenda que eles o tenham em mãos para facilitar o acesso às provas.
O concurso ocorrerá de manhã e à tarde e contará com questões objetivas e discursivas de conteúdos seguindo os blocos temáticos nos quais se encaixam as vagas.
Qual é o horário do CNU, o Enem dos Concursos?
Conforme o Edital do CNU ou Enem dos Concursos, a recomendação é que os candidatos cheguem ao local de prova com, pelo menos, uma hora de antecedência. Seguem abaixo os horários do certame:
Manhã
Tarde
-
Início das provas: 14h30
-
Abertura dos portões: 13h
-
Fechamento dos portões: 14h
O que levar ao CNU, o Enem dos Concursos?
O Edital orienta que os candidatos levem para as provas os seguintes itens:
=>Documento de identidade
=>Caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente
O resultado do CNU deve sair no dia 21 de novembro. Já a previsão do início da convocação de aprovados para a posse deve ser em janeiro de 2025.
Vagas do CNU
O Concurso Nacional Unificado oferece 6.640 vagas em 26 capitais de estado, Brasília e cidades do interior dos estados.
Ao todo, são 16 cargos distribuídos em 21 órgãos federais, como, por exemplo, o próprio MGI, o Ministério da Educação (MEC), o Ministério da Cultura, e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI).
Auditor-fiscal do trabalho no Ministério do Trabalho e Emprego é o cargo que tem mais vagas. Ao todo, são 900 oportunidades.
O concurso reserva cotas para indígenas (30%), pessoas negras (20%) e pessoas com deficiência (5%). Confira o quadro de vagas completo aqui.
Leia também: 10 cursos com mais vagas no Enem dos Concursos
Crédito da imagem:
[1] Shutterstock
Por Silvia Tancredi
Jornalista