DestaqueUOL

Eurodeputada maltesa Roberta Metsola reeleita presidente do Parlamento da União Europeia com votação recorde e segundo mandato de dois anos e meio.




Roberta Metsola Reeleita como Presidente do Parlamento da União Europeia

Roberta Metsola Reeleita como Presidente do Parlamento da União Europeia

ESTRASBURGO, 16 JUL (ANSA) – A eurodeputada maltesa Roberta Metsola, de 45 anos, foi reeleita nesta terça-feira (16) como presidente do Parlamento da União Europeia com votação recorde. A integrante do conservador Partido Popular Europeu (PPE) recebeu 562 de 699 votos possíveis, superando a espanhola Irene Montero, de esquerda, com 61.

Metsola chefia o Legislativo da UE desde janeiro de 2022 e ganhou um segundo mandato de dois anos e meio. Eleita pela primeira vez com 43 anos, ela é a pessoa mais jovem e a terceira mulher na história a ocupar o cargo – as outras foram as francesas Simone Veil (1979-1982) e Nicole Fontaine (1999-2002).

Com um total de 699 votos possíveis, a reeleição de Roberta Metsola representa uma vitória significativa em termos de apoio dos membros do Parlamento Europeu. Sua liderança tem sido marcada por uma postura firme e comprometida com os valores e princípios da União Europeia.

Aos 45 anos, Metsola representa uma nova geração de líderes políticos europeus, trazendo consigo uma visão renovada e uma abordagem dinâmica aos desafios que a UE enfrenta atualmente. Sua recondução ao cargo de presidente do Parlamento Europeu mostra a confiança depositada pelos eurodeputados em sua capacidade de liderança e representação dos interesses comuns dos estados-membros.

A expectativa agora é que Roberta Metsola continue a desempenhar um papel fundamental na promoção da unidade e cooperação dentro da UE, buscando soluções para questões como a crise migratória, a recuperação econômica pós-pandemia e a transição para uma economia mais verde e sustentável.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo