DestaqueSenado Federal

Diplomata é aprovada como embaixadora do Brasil em São Vicente e Granadinas com ampla maioria de votos no Senado.




Aprovação de embaixadora para São Vicente e Granadinas

O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (14), a indicação da diplomata Ana Lélia Benincá Beltrame para o cargo de embaixadora do Brasil em São Vicente e Granadinas. A indicação recebeu 43 votos favoráveis, uma abstenção e nenhum voto contrário.

A relatora da indicação, a senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO), destacou em seu parecer que Ana Lélia se graduou em direito pela Universidade Federal de Santa Maria, ingressando no Instituto Rio Branco em 1983. Além disso, ressaltou os cargos anteriores ocupados por Ana Lélia, como o de cônsul-geral em Toronto, no Canadá, e cônsul-geral no Uruguai.

A indicação foi anteriormente aprovada pela Comissão de Relações Exteriores (CRE) e durante a sabatina, Ana Lélia enfatizou a importância geopolítica e estratégica de São Vicente e Granadinas, por estar na margem marítima antagônica da Amazônia brasileira.

São Vicente e Granadinas

País insular nas Pequenas Antilhas, São Vicente e Granadinas é uma monarquia constitucional parlamentarista com economia baseada em turismo e agricultura. A relação diplomática com o Brasil inclui acordos nos setores de agricultura, cooperação educacional e cultural, além de assistência humanitária.

Em termos de intercâmbio comercial, dados de 2023 mostram um fluxo de cerca de US$ 5 milhões, composto principalmente por exportações do Brasil para o país caribenho, sem registros significativos de importações.

mapa_sao_vicente.png

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo