Dez anos da morte de Eduardo Campos são lembrados em pronunciamento no Senado pelo senador Jorge Kajuru.
O senador Jorge Kajuru, do PSB de Goiás, fez um emocionante pronunciamento nesta quarta-feira (14) para lembrar os dez anos da morte de Eduardo Campos, ex-ministro e ex-governador de Pernambuco, que na época era candidato à Presidência da República pelo mesmo partido. O trágico acidente aéreo que vitimou Campos aconteceu em 2014, quando o avião em que ele estava caiu em Santos (SP), durante a campanha eleitoral. Kajuru ressaltou ainda que a Câmara dos Deputados promoveu uma sessão solene no mesmo dia para homenagear o político.
O senador destacou a trajetória de Eduardo Campos, que passou por cargos como deputado estadual, deputado federal e ministro da Ciência e Tecnologia, além de ter sido governador de Pernambuco por duas vezes. Kajuru fez questão de mencionar as medidas adotadas por Campos, como o Pacto pela Vida, que conseguiu reduzir em 35% o número de homicídios no estado ao longo de seis anos, recebendo reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2013.
Ele também comentou sobre o potencial de Eduardo Campos como candidato à Presidência, lembrando que em 2014 ele lançou sua pré-candidatura com Marina Silva como vice. No entanto, o destino trágico impediu que Campos disputasse a eleição. Kajuru expressou sua convicção de que João Campos, filho de Eduardo e atual prefeito de Recife, seguirá os passos do pai e um dia poderá concorrer à Presidência.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)