DestaqueSenado Federal

Comissão de Relações Exteriores aprova nome de Flávio Soares Damico como embaixador do Brasil no Equador em votação histórica.




Aprovação de Flávio Soares Damico para embaixador do Brasil no Equador

O Senado Brasileiro, por meio da Comissão de Relações Exteriores (CRE), aprovou em reunião realizada nesta quarta-feira (14) a indicação de Flávio Soares Damico para o cargo de embaixador do Brasil no Equador. A MSF 24/2024, encaminhada pelo Executivo, recebeu parecer favorável do senador Chico Rodrigues (PSB-RR), relator designado para a matéria. O relatório foi apresentado no colegiado pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS) e a reunião foi presidida pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL).

Nascido em Porto Alegre em 1960, Flávio Soares Damico é especialista em economia, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e possui ampla experiência diplomática, tendo ocupado cargos em diversas representações do Brasil no exterior. Atualmente, o indicado é o representante especial na Representação do Brasil junto à Conferência do Desarmamento.

Brasil e Equador

O Equador, localizado na América do Sul, é uma república presidencialista com rica diversidade biológica e recursos minerais abundantes. O país enfrenta desafios relacionados à segurança pública devido ao crescimento do narcotráfico internacional, o que levou o presidente Noboa a decretar estado de exceção no início deste ano.

No âmbito econômico, as reservas de petróleo do Equador são importantes para as exportações e as finanças públicas. A relação bilateral com o Brasil abrange diversas áreas, como segurança, comércio, saúde, educação e cooperação humanitária. O intercâmbio comercial entre os dois países registrou um superávit para o Brasil no último ano.

O embaixador Damico destacou que seu plano de atuação no Equador inclui seis eixos principais: segurança, economia, infraestrutura, meio ambiente, cooperação e questões políticas, com destaque para o acompanhamento do processo eleitoral equatoriano e o apoio ao diálogo político de alto nível no país.

mapa_equador.png

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo