Gravações da caixa-preta do avião que caiu em Vinhedo revelam momentos de tensão
No último domingo, o Jornal Nacional, da TV Globo, divulgou informações importantes sobre o acidente envolvendo o avião ATR-72 em Vinhedo (SP), que resultou na morte de 62 pessoas na última sexta-feira (9). De acordo com as gravações da caixa-preta do voo da Voepass, o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva foi ouvido pedindo para dar potência à aeronave, em meio a gritos e momentos de tensão.
O Centro de Investigação e Prevenção a Acidentes Aéreos (Cenipa) analisou cerca de duas horas de transcrições das conversas dentro do avião e revelou que a aeronave perdeu altitude de forma repentina, sem que a causa da queda fosse claramente identificada. Segundo a equipe de investigação, o copiloto percebeu a perda de altitude e tentou agir rapidamente, pedindo para aumentar a potência do avião.
Após um minuto da constatação da queda de altitude, a gravação mostrou gritos e um estrondo, indicando o momento do impacto no solo. A tripulação tentou reagir, mas não conseguiu evitar o acidente. O Cenipa explicou que o barulho na cabine dificultou a análise dos áudios, já que as hélices do avião geravam muito ruído.
A investigação continua em andamento e um laudo final deve ser divulgado em 30 dias. Até o momento, 56 corpos das vítimas foram identificados pela Secretaria de Segurança Pública, sendo que 27 já foram liberados para os familiares. Os investigadores afirmaram que não foram identificados alertas sonoros que indicassem a causa da queda, como alarmes de incêndio ou falha elétrica.