DestaqueUOL

Brasil, Colômbia e México unem forças para solucionar crise pós-eleição na Venezuela: o que será decidido pelo Tribunal Supremo de Justiça?




Artigo: Governos de esquerda do Brasil, Colômbia e México atuam juntos para resolver crise na Venezuela

Os governos de esquerda do Brasil, Colômbia e México estão unidos em uma ação conjunta para encontrar uma solução para a crise política que se instalou na Venezuela após as polêmicas eleições presidenciais de 28 de julho. O Conselho Nacional Eleitoral (CNE), alinhado ao governo de Nicolás Maduro, proclamou o presidente venezuelano como vencedor sem apresentar as atas de votação, o que gerou questionamentos e denúncias de fraude por parte da oposição, que alega que seu candidato, Edmundo González Uruttia, foi o verdadeiro vencedor do pleito.

Diante desse cenário, os governos do Brasil, México e Colômbia emitiram um comunicado conjunto exigindo que a Venezuela publique as atas eleitorais e permita uma “verificação imparcial” dos resultados. Além disso, os presidentes desses países planejavam realizar uma chamada telefônica com Nicolás Maduro para discutir a situação, conforme revelaram fontes dos governos brasileiro e colombiano.

No entanto, o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, declarou em coletiva de imprensa que, por enquanto, não tem agendada uma nova conversa com seus homólogos do Brasil e da Colômbia. Ele afirmou que aguardará a decisão da sala eleitoral do Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela, que recebeu uma solicitação de Maduro para “certificar” o resultado das eleições.

“Vamos aguardar a resolução do tribunal eleitoral, pois o processo ainda está em andamento. Acredito que na sexta-feira desta semana eles divulgarão a decisão sobre as atas e os resultados, então vamos aguardar”, afirmou López Obrador.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo