Vandalismo ameaça igreja histórica no Centro do Rio: risco de incêndio e ações destrutivas preocupam autoridades e população local.

Igreja histórica no Centro do Rio é vandalizada

Não bastasse o iminente risco de incêndio, noticiado pelo DIÁRIO DO RIO, a Igreja Nossa Senhora do Monte do Carmo, uma das mais históricas e importantes do Brasil, localizada na Rua Primeiro de Março, no corredor cultural da Praça XV, no Centro do Rio, também vem sofrendo com ações de vandalismo. Nesta semana, a fachada e o sino do local foram pichados. A informação foi divulgada inicialmente pela página Rio de Segredos.
Veja a publicação
No início do ano, o Iphan chamou atenção para o perigo que a igreja, pela falta de manutenção, corria de ser consumida pelo fogo há qualquer momento. O estudo do órgão de conservação do patrimônio também revelou que a estrutura do prédio estava prestes a colapsar. O histórico templo é vizinho de parede de uma das mais importantes Igrejas do país, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, que foi restaurada e é de propriedade da Arquidiocese do Rio de Janeiro, onde foram coroados um Rei de Portugal e dois Imperadores do Brasil e em cuja cripta estão restos mortais de Pedro Álvares Cabral.