Agência BrasilDestaque

Setor de serviços atinge maior nível histórico em junho, com avanço de 1,7%, segundo IBGE

No mês de junho, o volume de serviços no Brasil registrou um avanço significativo de 1,7% em comparação com maio, alcançando assim o maior patamar desde o início da série histórica em 2012. Essa informação foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (13), por meio da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS).

De acordo com os dados apresentados, o setor de serviços está 0,5% acima do recorde anterior, registrado em dezembro de 2022, e 14,3% superior ao nível pré-pandemia de covid-19, em fevereiro de 2020. Analisando a evolução do setor ao longo do último ano, foi observado um crescimento de 1,3% em comparação com junho de 2023.

Além disso, foram registradas altas nos acumulados de 2024, com um aumento de 1,6%, e no período de 12 meses, com uma elevação de 1%. As cinco atividades de serviços pesquisadas pelo IBGE apresentaram crescimento em maio para junho, sendo elas: transportes (1,8%), informação e comunicação (2%), profissionais, administrativos e complementares (1,3%), outros serviços (1,6%) e serviços prestados às famílias (0,3%).

Já em relação à receita nominal, houve um aumento de 2,7% em comparação com maio deste ano, 6,3% em relação a junho de 2023, 5,8% no acumulado do ano e 4,9% no acumulado de 12 meses. Esses dados indicam uma recuperação no setor de serviços, mesmo diante de um cenário econômico desafiador.

Diante desse avanço, a expectativa é de que o setor de serviços continue se fortalecendo nos próximos meses, contribuindo para a recuperação da economia brasileira como um todo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo