Senador alerta para aumento de golpes financeiros cometidos por criminosos cibernéticos no Brasil, aponta dados alarmantes do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) fez um alerta nesta terça-feira (13) sobre os golpes financeiros que têm sido aplicados no Brasil, tanto por meio da internet quanto por telefone. De acordo com o parlamentar, dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública revelam que a cada hora 4,6 mil brasileiros são vítimas de tentativas de golpes financeiros através de aplicativos de mensagens ou ligações telefônicas.
Além disso, Kajuru destacou que a cada hora cerca de 2,5 mil pessoas acabam comprando produtos em sites falsos na internet, enquanto outras 1,6 mil têm seus celulares furtados ou roubados no país. O senador ressaltou que o aumento desses golpes se deve à percepção de que os criminosos estão longe do alcance da polícia e da Justiça.
Para o senador, é fundamental que o poder público desenvolva mecanismos e ferramentas adequadas para investigar e prender os criminosos cibernéticos que se aproveitam da credulidade das pessoas, especialmente dos idosos, que são alvos preferenciais. Kajuru ainda apontou um problema adicional relacionado aos crimes envolvendo contas bancárias: muitas vítimas, mesmo após registrar o boletim de ocorrência, não conseguem o ressarcimento por parte das instituições financeiras, que muitas vezes pedem relatórios detalhados sobre a fraude.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)