Agência BrasilDestaque

Rio de Janeiro tem madrugada mais fria do ano e segunda menor temperatura da última década, Alerta Rio informa

A cidade do Rio de Janeiro enfrentou uma madrugada gelada nesta terça-feira (13), marcando a madrugada mais fria do ano e a segunda menor temperatura da última década. De acordo com o Sistema Alerta Rio, órgão de meteorologia da prefeitura municipal, os termômetros no Alto da Boa Vista, bairro da zona norte, registraram 9,1 graus Celsius (°C).

Com base em uma série histórica de dez anos, iniciada em 2014, o Alerta Rio revelou que a única vez em que a temperatura foi mais baixa do que a registrada nesta terça-feira foi em 13 de junho de 2016, quando os termômetros marcaram 8,6°C na cidade. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) relatou temperaturas ainda mais baixas em Jacarepaguá, na zona oeste, com mínimas de 8,3 °C.

A meteorologista do Sistema Alerta Rio, Mayara Vilella, explicou que o clima gelado se deve à atuação de uma massa de ar polar, característica da estação de inverno. Essa massa de ar frio avançou em direção à cidade do Rio de Janeiro, resultando nas baixas temperaturas dos últimos dias. A previsão é de que esse cenário persista até pelo menos esta quarta-feira, com uma madrugada mais fria e uma gradativa elevação das temperaturas ao longo dos dias.

Para os cariocas, é importante se preparar para enfrentar o frio intenso, seguindo as recomendações das autoridades de saúde. A queda brusca nas temperaturas pode impactar na saúde, especialmente de grupos mais vulneráveis, como idosos e crianças.

Em meio a esse clima gelado, é fundamental se manter informado sobre as condições meteorológicas e tomar as devidas precauções para garantir o bem-estar e a segurança de todos. A previsão é de que o frio continue, mas que as temperaturas apresentem uma leve elevação nos próximos dias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo