DestaqueDiário do Rio

PortosRio registra aumento de 23% na movimentação de cargas nos Portos de Itaguaí e do Rio de Janeiro em 2024.




PortosRio alcança crescimento de 23% na movimentação de cargas

PortosRio alcança crescimento de 23% na movimentação de cargas

Recentemente, a PortosRio divulgou um expressivo aumento de 23% na movimentação de cargas durante o primeiro semestre de 2024, atingindo a marca de 36,7 milhões de toneladas. Esse crescimento foi impulsionado principalmente pelos Portos de Itaguaí e do Rio de Janeiro, que apresentaram avanços de 22% e 28,4%, respectivamente, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

O Porto de Itaguaí se destacou ao movimentar 30 milhões de toneladas nos primeiros seis meses deste ano, com o minério de ferro sendo a principal mercadoria, totalizando 27 milhões de toneladas. Esse número representa um aumento de 22,5% em relação a 2023, consolidando Itaguaí como a terceira maior instalação portuária do país nesse segmento.

Já o Porto do Rio de Janeiro registrou a movimentação de 6,7 milhões de toneladas no mesmo período, com um crescimento significativo na carga conteinerizada, que atingiu a marca de 5 milhões de toneladas – um aumento de 53,9% em relação ao ano anterior. Além disso, a movimentação de contêineres alcançou um recorde de 430.089 TEUs, representando um salto de 64,9% em comparação com o primeiro semestre de 2023.

No cenário nacional, a PortosRio foi responsável por 15,8% da movimentação total nos portos públicos do Brasil e 5,7% de toda a atividade aquaviária, incluindo terminais privados.

Os dados divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) em 11 de agosto estão disponíveis no Painel Estatístico da agência, que fornece informações detalhadas sobre o transporte aquaviário no país. Além disso, a PortosRio disponibiliza um dashboard com informações atualizadas mensalmente sobre a movimentação dos portos sob sua administração em seu site.

Advertisement


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo