Fiscalização da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo será tema de debate na Câmara dos Deputados

Reserva Extrativista Marinha do Arraial do Cabo em Debate na Câmara dos Deputados
13/08/2024 – 08:59

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados promoveu um debate crucial, nesta terça-feira (13), sobre a situação da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo, localizada no estado do Rio de Janeiro. A audiência pública, solicitada pelo deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), ocorreu no plenário 9, às 15 horas.
Motivação da Audiência
Áureo Ribeiro destacou a importância de discutir a situação da reserva que foi criada em 1997 com o propósito de garantir a exploração autossustentável e a conservação dos recursos naturais e renováveis, utilizados tradicionalmente para a pesca artesanal pela população local.
Desafios Enfrentados
O parlamentar apontou problemas enfrentados pela concessionária responsável pela reserva, a Associação da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (AREMAC), como a presença de atividades turísticas e comerciais ilegais dentro da área protegida. Denúncias de instalações irregulares e cobranças de taxas ilegais foram citadas, além da falta de reconhecimento adequado da AREMAC como a detentora legítima do contrato de concessão.
O debate ressaltou a necessidade de medidas urgentes para preservar a integridade da Reserva Extrativista Marinha do Arraial do Cabo e garantir o cumprimento das diretrizes estabelecidas para sua gestão sustentável.