DestaqueUOL

Embate entre Elon Musk e ministro Moraes: polêmica, críticas e multas envolvem redes sociais e decisões judiciais no Brasil.

Embate entre Elon Musk e Ministro Alexandre de Moraes se intensifica

No mês de abril deste ano, o CEO da rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, Elon Musk, iniciou uma série de críticas ao Ministro Alexandre de Moraes, alegando que o mesmo estaria promovendo censura no Brasil. Musk chegou a ameaçar não cumprir medidas judiciais que restringissem o acesso a perfis na plataforma. O empresário foi incluído no inquérito das milícias digitais do Supremo Tribunal Federal, tendo Moraes como relator.

Em uma resposta a um seguidor, Musk foi além e comparou o ministro ao personagem “Darth Vader”, famoso vilão da saga Star Wars, que servia ao Império Galático na manutenção da repressão galáctica.

Dois meses após o primeiro embate, Musk voltou a criticar Moraes por suas decisões judiciais, que resultaram na retirada de conteúdos e perfis da plataforma. O empresário reproduziu um comunicado emitido pelo departamento de Assuntos Governamentais Globais da X, no qual acusava Moraes de determinar a exclusão de publicações que criticavam um político brasileiro, com um prazo considerado irrazoável de apenas duas horas para cumprimento da ordem.

Embora a rede social não tenha citado o nome do político em questão, a referência é ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Após não cumprir a determinação de Moraes, a X foi multada em R$ 700 mil. A plataforma já pagou parte do valor e aguarda recurso para evitar o pagamento total da multa.

Vídeo Embutido

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo