
Alerta: Golpes financeiros estão se tornando cada vez mais frequentes no Brasil

Um rosário de amigos e amigas e pessoas da minha família já foram vítimas de golpes financeiros, alguns deles perceberam que estavam sendo enganados a tempo, outros não tiveram a mesma sorte e ficaram no prejuízo, uma vez que o banco deu uma banana para o pedido de restituição. De acordo com o Datafolha e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 4,6 mil pessoas são alvo de tentativas de golpe por hora no Brasil.
Empurrar, como em uma peça de Nelson Rodrigues, as vítimas a pedirem perdão por terem sido enganadas é estupidez. Como exigir a todas as pessoas idosas, um dos principais alvos dos bandidos, estarem atualizadas com os novos golpes na praça? Desconfiar sempre, desligar o telefone e ligar para a gerência do banco ajuda, mas os criminosos sempre estão um passo à frente. Quando uma sacanagem nova é comprometida, inventam outra.
Os bancos e o setor financeiro, que acumulam lucros bilionários, precisam arcar com as perdas relacionadas à fragilidade do sistema de relacionamento com os clientes. Ou oferecer um sistema praticamente a prova de falhas. Hoje, a depender do caso, eles dizem que a culpa é da vítima, dão uma de Pôncio Pilatos e fica por isso mesmo.