
Incêndios atingem 110 mil km² em agosto de 2024
No mês de agosto de 2024, os incêndios florestais devastaram uma área de 110 mil km² em todos os biomas do Brasil. Essa marca representa a terceira pior situação para esse mês desde que as medições começaram em 2003. Apenas nos anos de 2007 e 2010 foram registradas marcas piores do que a deste ano.
Para se ter uma noção do tamanho da tragédia, a área queimada é maior do que nove estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, Sergipe, Alagoas e Rio de Janeiro somados juntos. A destruição é alarmante e evidencia a gravidade da situação.
Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (11) pelo Programa de Queimadas do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). De acordo com as informações disponibilizadas, nos oito primeiros meses do ano, o Brasil já contabiliza 224 mil km² de área queimada, sendo que metade desse total ocorreu somente no mês de agosto.
A situação é preocupante e requer medidas urgentes para combater os incêndios e preservar os biomas do país. A população e as autoridades precisam se unir em prol do meio ambiente e adotar ações efetivas para evitar que tragédias como essa se repitam no futuro.
É fundamental que haja investimento em prevenção, fiscalização e punição para os responsáveis pelos incêndios criminosos. A preservação ambiental é um compromisso de todos e deve ser tratada com a seriedade e urgência que o tema demanda.